Dublin: 3000 euros não são suficientes.

  • 16
É inegável que a Irlanda, por dispesar a prévia anuência de um visto de entrada a partir do país de embarque tornou-se um dos destinos mais cobiçados por estudantes de todo o mundo, dentro os quais destacam-se os Brasileiros e seus vizinhos, Venezuelanos - estes representando atualmente a maior comunidade não européia presente em terras Irlandesas.

Não obstante, embora dispense tal visa para embarque, o visto para paises que não pertencem a chamada União Europeia é necessário para a entrada no País. É conferido de duas formas: Aos que desejam permanecer na Ilha Esmeralda por um período inferior a 90 dias, a visa é conferida ao desembarque pelo agente da imigração no aeroporto. Aqueles que pretendem estender sua estadia a um periodo superior a este, dá-se um visto provisional, no qual num periodo posterior não superior a 30 dias, o estrangeiro terá de se submeter a comprovação de alguns requisitos, dentre os quais o de que possui condições mínimas de sobrevivência pelo periodo que pretende ter seu visto permitido. Tal comprovação dá-se pela apresentação de fundos bancários em conta proveniente de instituição bancária do País, no valor correspondente a e3.000,00 (Três mil euros).

Muito se debate no grupos sobre ser suficiente ou não os 3 mil euros. A opnião geral é a de que deve-se sempre trazer algo mais. Corretíssimo. O aplicante vai precisar de exatos 300 euros para registrar-se na Garda - imigração. Em média gasta-se de 400 a 500 euros para dividir um quarto e este valor deve ser dobrado, porquê você vai precisar fazer na maioria dos casos o chamado depósito - o pagamento de um sinal em forma de um aluguel extra.

A alimentação exerce um peso enorme no seu orçamento. A Irlanda importa quase que a totalidade de vegetais e frutas que consome. De fato, provavelmente o estudante de intercambio encontrará aqui em supermercados como o TESCO, o LIDL e ALDI, como exemplo, variedades de frutas e verduras com qualidade superior as encontradas no Brasil. Quase todos vem de paises como Espanha, Costa Rica, Chipre, Africa do Sul, etc. Contudo, os preços são extremamente desvantajosos para nós Brasileiros. Não há como fugir dessa conversão monetária: O estudante que aqui está ou que para cá pretenda vir terá que converter seus reais em euros. Logo, justa é a equivalência para efeito de exemplificação.

Meia duzia de Bananas, oriundas da Costa Rica, como exemplo, custam o equivalente a 2,50 euros. (9,50R$). Os tomates de origem Espanhola custam 3,00 euros seis unidades (Em reais, o equivalente a 10,50). Para o bolso, pior.

Na contramão daqueles que, não sabe-se por má fé ou por pura ingenuidade, propagam a informação de que é possivel manter-se fazendo compras de supermercado e gastando o equivalente a 60,00 euros, essa premissa é incrivelmente errônea. Verdadeira é a ideia de que aqueles que preferem fazer a alimentação em casa vão essencialmente gastar menos, contudo é certo de que os gastos com a alimentação teem uma média de 200 euros a cada mês.

Se preferir fazer suas refeições na rua, prepare-se para ver seus euros voarem: Os pratos custam em média 10 euros e são em sua esmagadora maioria individuais. Se você intercambista come 3 vezes por dia, como qualquer pessoa normal, precisa multiplicar por 3 os gastos com a alimentação e chegara ao numero de 900 euros somente "enchendo a barriga".

O transporte público igualmente. A bilhetagem mais barata - o buscard mensal estudantil - custa 100 euros por mês. Desconsiderando que você vá gastar algo a mais - e vai - somente no primeiro mês você gastará 2.300 euros para se manter. Em resumo: Dublin é cara até mesmo para europeus como Italianos, Franceses e Pasmem: Ingleses!

É preciso atenção, pois a caríssima Dublin não é mesmo para principiantes.

16 comentários:

  1. Oi, estou pensando em fazer intercâmbio na Irlanda, e assim.como vc penso em ir com meu noivo e vamos bancar tudo...
    Bom, tenho algumas perguntas, se puder me ajudar...
    Dublin está saturada, compensa procurar outra cidade irlandesa pra estudar/trabalhar?
    morar afastado do centro de Dublin é mais fácil e barato pra casais... mas têm transporte público aí? trem, ônibus, bonde? quanto e o bilhete?
    o seguro de saúde eu posso contratar o do governo só ou tenho q contratar obrigatoriamente o particular tb?
    eu posso me matricular aí na Irlanda ou tenho q escolher a escola.aqui já? posso transferir o.curso de escola.depois de algum.tempo.se eu quiser? o pagamento d escola é semanal?
    tenho prevenção.de ficar 1 ano
    obrigada ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin. Obrigado por chegar aqui. Não tenho o mínimo interesse comercial e sei que muita gente não vai curtir o Blog, mas o interesse é passar o que realmente acontece aqui. Então, vamos lá:
      Eu não sei te dizer se compensa ou não arrumar outra cidade na irlanda para Estudar ou Trabalhar. Decdidamente a IRLANDA não é um país para os membros de fora da EU. Eles tem reserva de mercado e dificultam o maximo. Mas para casal, tem uma vantagem: vcs tera um ao outro, e a desvantagem é que tudo para casal é mais caro, acomodação, despesas. Fora o fato deles nao quererem alugar para casal (sujiro que de uma olhada na postagem acomodação). Ao contrario do que possa parecer alugar no centro é mais barato do que alugar afastado. Curioso né? Pois é...
      O transporte publico é bom. Mas é caro. Os onibus levam para qualquer lugar, e o trem DART margeia a costa de dublin levando de norte ao sul. Tem um trenzinho chamado LUAS que conecta o porto ao phoenix park, basicamente. Ou seja: leva o nada ao lugar algum pois este trajeto vc pode fazer de bicicleta ou a pé. A tarifa de dubin ainda é um misterio, ninguem vai saber te explicar, nem eles mesmos. Basicamente é em torno de 2,50 euros a 3 euros por pessoa em cada trajeto. Ou seja: se vc pegar o onibus de A para B, provavelmente vai pagar 3 euros. quando pegar de B para A vai pagar de novo, 3 euros. Indo e voltando vc paga 6 euros, que é a besteirinha de 22 reais, em duas passagens de onibus.
      Voce pode contratar somente o seguro do governo sim. Eu so tenho esse mesmo. Entretanto, tu nao pode viajar pela europa em paises que exigem a cobertura de um seguro. Exemplo: Alemanha. O seguro tb tem que cobrir mais de 50 mil euros.
      Acho que ate voce pode vir para ca sem escola. Chegando no aeroporto vc diz que veio a turismo, eles te dao um visto de ate 90 dias. Dai vc se vira pra procurar uma escola, e compra um curso. A escola vai te dar toda a documentacao e vc faz seu visto definitivo. Simples.Acho que sim, que vc paga a escola semanalmente, mas o pagamento eh de uma vez so.
      Venha preparada porque Dublin não tem nada de mais, o país esta muito caro e os empregos praticamente nao existem. Acomodacao eh dificil para casal e vcs podem passar ate dois meses procurando.
      Abraços.

      Excluir
    2. Paulo, discordo completamente de vc.. gasto 30 euros por semana em mercado PRA DUAS PESSOAS comerem.. moro ha 1 de Dublin e meu aluguel eh bem mais barato E o Luas, nao leva so ate o phoenix park. Eu moro na ultima estacao do LUAS,em saggart e de LUAS eh 55 min, me desculpa mas n eh algo q vc fca de bike todo dia..e pago 1,45 no onibus... as taeifas sao calculadas de acordo com a distancia..de 1 a 4 pontos eh 1,45..de 4 a 7 pontos 1,95 e assim vai....ah, e eu pago 1,59 no tomate.. Se quiser conversar, estamos ae..

      Excluir
    3. Olá Karen. É saudável a discordância.

      Contudo, acho estranho que a sua feira para duas pessoas dê apenas 30 euros. O que daria 15 por pessoa. Entenda que eu não estou dividando. Faço uma feira onde compro cerca de 1,5 kilos de carne por semana - 12 euros, Produtos de higiene pessoal, la se vão quase cinco euros. O pão de forma, de 1,90 euros dá apenas para dois dias. O Frango custa 6 euros o kilo. Não sei o que basicamente vocês comem, mas acredito que você faça uma baita economia mesmo. Agradeço a contribuição e fique a vontade para ajudar dizendo onde você faz as compras, pois o tomate (cinco unidades) mais barato que já achei ficou por 1.90 euros.
      Concordo totalmente contigo que morar em Saggart não é para lombo algum suportar. Mas ainda assim, se você paga 1,50 euro no LUAS / BUS, são 3 euros por dia, dá considerando que você não saia o FDS e que se locomova somente isso, cê gasta 60 euros de transporte? é isso mesmo? Olha, suas dicas econômicas são impressionantes. Parabens.
      Na questão do LUAS, ponto para você. Realmente você mora muito longe. Compartilhe conosco sua experiencia. O objetivo é mostrar a real de Dublin, sem tirar e nem por.

      Excluir
  2. fale sobre estas escolas que te da toda atenção até vc pagar, depois te ignora completamente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Quanto exagero! Ninguem nunca te falou isso antes de vir pq isso eh 'irreal'. Moro aqui ha quatro anos e soh reclamo do frio. ..

    ResponderExcluir
  4. Como assim amore? 3 mil euros são suficientes para um ano? Como é essa façanha?

    Abracinhos.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse blog, mas acho que nesse post você viajou longe. Você exagerou MUITO em dizer que gasta-se 2.300 no primeiro mês.
    O primeiro mês realmente gasta mais. Eu e minha noiva, juntos, gastamos 1.800 euros no nosso primeiro mês. Isso significa 900 euros pra cada um. Por mês a gente gasta em torno de 300 euros mensais com mercado (seria 150 cada um), e comemos muito bem. Conhecemos gente que gasta menos.
    Minha noiva trabalha com controladoria, e ela tem uma planilha onde ela registra cada centavo que gastamos. Pra você ter idéia, fechamos o mês de abril tendo gasto no total 1.260 euros, ou seja 630 cada um.
    É fato que 3.000 euros pra 6 meses é pouco, mas não é esse terror todo que você postou não. Se vier já com 1 mês de acomodação ou host-family, eu diria que 4.000 euros dá tranquilo. Só que não dá esbanjar, tem que estar ciente de que não dá pra ir no pub toda semana.

    Aluguel é muito relativo. Conheço gente que gasta mais de 500 com moradia, assim como conheço gente que gasta 200, as pessoas dos dois tipos estão vivas do mesmo jeito.

    A nota de mercado que você anexou tem um pack de Guiness e um Malibu. Bebida alcóolica é o que há de mais caro aqui, se fosse uma pessoa que não bebe, já teria economizado 20euros nessa compra.

    Então é como eu disse, custo de vida é relativo. Eu vivo numa boa com um pouco mais de 600 euros, não economizo com comida, e de vez em quando ainda como fora, e pago 300 de moradia.

    ResponderExcluir
  6. Todas as agências que visitei em Brasília me disseram que Dublin tem um custo de vida mais em conta que outras cidades (mesmo assim Dublin foi o destino mais caro, bournemouth era minha segunda opção), como vou viajar com escola e acomodação (com duas refeiç.) pagos não acredito que irei passar sufoco com os 3mil euros ou vc acredita que devo me preocupar??
    Abç.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo, estava pensando em ir agora no meio de abril, e confesso que estou meio em choque com o que li. Tenho 35 anos, no ingles eu entendo tudo, porem na fala me atrapalho ainda. Falo meio como índio. Estaria numa furada muito grande ao chegar aí e conseguir emprego em 40~60 dias? Mesmo aceitando qualquer coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deixe abater por um mero comentário de um inexperiente, veja quantas coisas dizem de dublin e ponha na balança, se você vai com esse medo nem vá, você provavelmente vive numa cidade mais cara que isso aqui no BR, então a não ser que coma igual a um leitão provavelmente não irá se sustentar em dublin.

      Excluir
  8. Olá. Consigo comprar euro de alguém q esteja aí na Irlanda e pagar aqui no Brasil? Explico: quero comprar de alguém que queira mandar dinheiro para o Brasil. Entregam os euros aí para a minha filha e eu pago aqui no Brasil. Alguma indicação/orientação?
    Parabéns pelo blog. Muito show!

    ResponderExcluir
  9. Olá, queria saber se os €3000 são apenas para visto de estudante ou todos os tipos?

    ResponderExcluir
  10. Ola, estou embarcando para Dublin, porem notei uma falta de 30 euros, n sei se perdi ou algo...estou indo com 30 euros a menos, terá algum problema na imagracao?

    ResponderExcluir