Seria Dublin uma cidade segura?

  • 45
Para nós Brasileiros, que vivemos (ou viviamos) em um País com os índices alarmantes de violência, cujo controle não parece ser exercido a contento pelo Estado, Dublin não parece, por início das mais violentas. A verdade é que consegue-se chegar ao consenso de que Dublin "é" uma cidade pacifica, se comparada aos violentíssimos níveis de assaltos, estupros, furtos, homicidios e sequestros que acontecem cotidianamente no Brasil.

Entretanto, tomar o Brasil como parametro de violência não chega a ser justo. Assim o sendo, e sob o compromisso de falar a verdade ao futuro intercambista, dizemos sem tergiversar: Dublin apresenta niveis especificos de violência que, embora não equiparem-se aos de terras tupiniquins chegam a causar preocupações razoaveis.

De fato, dados do centro de estatisticas irlandes (CSO) apontam que durante o ano de 2012 houveram 53 mortes em toda Irlanda. Destes, 19 foram causados por acidentes de trânsito, motivados principalmente pela mania do Irish em beber e dirigir. Não estamos falando em mortes na capital Dublin, e sim no PAIS COMO UM TODO. O que leva a crer que, indubitavelmente, sair de casa e retornar é provavelmente mais seguro do que fazê-lo em São Paulo, por exemplo.

Mas, a despeito do que possa parecer, para o estrangeiro - sobretudo os de origem latina - Dublin é "perigosa" (assim mesmo, entre aspas) especificamente aos finais de semana, no periodo noturno e nos feriados em geral. Isto porquê a cidade esta infestada de jovens adolescentes - rapazes e moças - que costumam via de regra agredir estangeiros após provocá-los nas ruas. A titulo de conhecimento, costumeiramente chamam-se estes irlandeses de "Knackers".

Diversos são os casos de Brasileiros, Venezuelanos, Asiaticos, etc... que sofreram abusos, provocações e que chegaram a ser agredidos nas ruas de Dublin. A região da Temple Bar, em Dublin 2, as Margens do Liffey e arredores, juntamente com as circunvizinhanças da O'Connell Street / Parnell Street são as que concentram o maior numero de relatos de agressões similares.

Casos especificos:

- A duas semanas, um Brasileiro de nome Lucas (carece de fontes) foi assaltado por "Knackers" quando voltava do trabalho pela Capel Street. Foi agredido por estes e teve seu GNIB e a quantia de 100 euros levada.

- Na Saint Patrick's Parade, vários Brasileiros, Indianos e Coreanos foram agredidos a socos, pontapés e "puxões de cabelo" por jovens irlandeses embreagados que acompanhavam a festa na região próxima ao Saint Patrick's Park.

- Ainda após esta parada, um Brasileiro de identidade desconhecida foi severamente espancado por um grupo de jovens Dublineses. Ficou hospitalizado após passar vários minutos desacordado vtima de um chute covarde na altura do rosto, enquanto estava caido ao solo. As imagens chocam e são reais:


- Um casal de turistas Alemães foi espancado por outro grupo de Knackers quando da saida de um Pub na Temple Bar. As agressões - gratuitas - tornaram-se manchete em toda Irlanda e Alemanha.   

A propósito: Embora as agressões tenham hora e momentos especificos, contrariamente os Furtos são eminentemente comuns e acontecem todo o tempo. De fato, ao primeiro dia de aula em terras Irlandesas recebemos uma cartilha da escola sobre lugares para evitar a certas horas do dia ou da noite, bem como tomar cuidado com os chamados "pickpockets" (Batedores de carteira).

Também é comum encontrar nas ruas de Dublin veículos arrombados - com os vidros quebrados - fruto de investidas de usuários de droga. Os furtos de eletrônicos são também comuns em Dublin. Durante a noite, é arriscado manusear celulares ou câmeras fotograficas sob o risco de ser abordado por grupos de Jovens e ter seus eletrônicos subtraidos. Deve-se ter cuidado ao trafegar de bicleta em certos parques de Dublin, pois não raros são os casos de grupos de adolescentes que abordam e tomam tais bicicletas. A região do Phoenix Park concentra o maior numero de "viciados" e requer atenção mais acurada.

Relativamente aos furtos, sem duvida que o maior numero de ocorrencias envolvendo esta modalidade delituosa envolve a subtração de bicicletas mediante a quebra da corrente de segurança que ata esta a postes ou a espaços destinados a guarda provisória. O proprietário deve tormar cuidado, sobretudo nas regiões de Dublin 8 e mais precisamente ao City Centre. Os furtos são cotidianos e comuns. 

Duvidou? Google it: "Dublin Stolen Bicycle"

É possivel também deixar sua Bike "amarrada" em um ponto, e quando chegar para pega-la, encontrá-la vandalizada:


A policia em Dublin não é o que se chame de primor de eficiência. Ela existe e patrulha as areas consideradas mais críticas. Entretanto, não carregam armas de fogo e o efetivo parece ser insuficiente para conter pequenos tumultos. De fato, os policiais em Dublin - a chamada Garda - não parecem se importar com tais furtos ou agressões. Embora portem rádios comunicadores, eles orientam a vitima de crimes dessa natureza a procurar uma base de Polícia e registrar a ocorrência, ao invés de prestarem a assistência em busca do criminoso.

Com relação as mulheres, a visão que o Irlandes tem das Brasileiras, sobretudo fomentada durante anos de propaganda de nossas "belezas naturais" faz com que grande parte dos Irishs acreditem piamente que a Brasileira é um tipo de mulher fácil, o que cria "embróglios". Falarei disso numa postagem especifica.

Em resumo: Dublin é uma cidade com nível de violência diverso do acostumado pelo Brasileiro, mas existem e são comuns casos de provocação / agressões. Existem furtos a bicicletas - o crime mais comum - dentre outros. A polícia existe mas demonstra-se indiferente ao que acontece ao redor e aparentemente esta ali somente para fazer presença ostensiva.

Na proxima postagem abordarei um tema polêmico: As escolas de Ingles em Dublin. Até a proxima.

45 comentários:

  1. Olá, gostei do post. só um alerta, aonde diz "Com relação aos mulheres"
    com relação AS mulheres, pequeno erro de digitação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Man you obviously have an axe to grind. Unfortunately one only ever hears about incidences like these whilst 99% of people are very tolerant and open minded. How likely am I to be kicked and punched in Sao Paulo....probably exactly the same likelihood

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes that is what the guy said... You cant compare it to brazil cus theres much more violence in sao paulo for example.. But in general ireland is not bad... Is cus brazilians have this illusion that in europe is 100% safe... So he is saying is relatively safe appart from a few things like knackers looking for trouble and stolen bikes... Our crimes in brazil are different type of crimes they r usually to do with robbery rape etc... So brazilians get caught by surprise with young troublemakers in the street cus they dont know how to deal with that.. Is a different type of crime... And the gards dont pay too much attention to ppl getting beaten up etc here.. Which is true... Not that brazil is any bettet but he is pointing that out because brazilians seem to think in europe there is no crime and ur sooooo safe

      Excluir
    2. Olá rapazes. Obrigado pelos seus comentários.
      Essa é a ideia.

      Excluir
  3. Knackers não batem só em estrangeiros, eles batem em qualquer um, sao rebeldes sem causa. Conheco muitos irlandeses que ja tiveram problemas com eles, e eles são a vergonha da sociedade irlandesa.

    ResponderExcluir
  4. Achei curioso o blog chamar a real de Dublin, sendo que de realidade não se tem muito nesse post. Não estou falando que os fatos que vc disse no post são errados, mas vc exagerou muito mais do que disse a realidade. Perigo e violência existe em qualquer lugar do mundo, mesmo na cidade mais segura do mundo. Agora, vc quer mesmo comparar a violência de Dublin com a de São Paulo? Quantos mortos a cada DIA não temos em São Paulo? Em pelo menos 1 mês em São Paulo temos mais de 50 mortes, enquanto que aqui esse dado é anual. Outra coisa, sou de São Paulo e em menos de 1 ano fui assaltada a 3 vezes, sendo q uma delas o assaltante colocou a arma no meu rosto, quantas vezes vc já viu em Dublin pessoas portando arma de fogo? É exato, não é algo comum aqui. Knackers são comuns, isso é verdade, mas eles implicam com qualquer um que olhem pra cara deles.
    O título do post é "Seria Dublin uma cidade segura?" mas que compara sem comparar com nenhuma cidade, se formos comparar com São Paulo, Dublin é pelo menos 95% mais segura, os tipos de crimes que acontecem aqui não chegam nem aos pés dos q acontecem em São Paulo. Você fala que é comum ver carros com o vidro quebrado e aí me pergunto, em que lugar vc mora? Na Summerhill? Há mais de 1 ano aqui em Dublin e NUNCA vi nenhum carro com o vidro estourado. Brigas de bêbados, bêbados dirigindo, essas coisas vc tem em qualquer lugar. Mas uma coisa eu te digo, dos irlandeses que eu conheço, todos são muito conscientes hoje em dia nesse sentido, mas eles me dizem q há uns 2/3 anos atrás eles tavam tendo muitos problemas com isso. Hoje, se eles estão bebendo e vem pro centro de Dublin, eles pegam táxi, sem problemas. Os irlandeses mesmo não gostam desses knackers e falam pra vc tomar cuidado, evitar certas regiões a tal horário e tudo isso.
    Enfim, vc está transmitindo uma realidade de Dublin tão negativa e pessimista e que num é nem real. Fica a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez a problematica textual. Lê-se o texto e não consegue-se entender o que ele significa. Interpretação textual é questão basica de segundo grau. Gente!
      Sujiro a leitura (duas vezes, procurando os sentidos) do primeiro e do segundo paragrafos. Grato.
      A duvida é amiga - Subentendo ser uma menina falando: O texto não é verdadeiro em que sentido? Pois que você aceita a ideia de que há brigas, agressões e que os Knackers são "comuns". Não faz sentido, afinal de contas: é realidade, ou é ficção? As imagens, são montadas?
      Obrigado pela sua participação.

      Excluir
    2. Amigo pseudo-jornalista ou pseudo-blogueiro você fala tanta asneira que tenho até preguiça de levantar os dados aqui. Li quase todos os seus textos com a mão na testa de tanta vergonha alheia. Mas enfim, vim aqui mesmo só pra suGerir que você escreva suGiro da maneira correta.
      Abraços, e para com essa negatividade ai fera!

      Excluir
    3. Obrigado amiguinho, quanto devo pela aulinha de português? :)
      Abracinho do S2. :)
      Ah, essa patrulhinha dos corretores ortograficos me encanta. é que corrigir é mais facinho do que contradizer fatos, né mesmo?
      No mais, grato pela leitura dos textos. Semana que vem tem mais, Sabia?
      #beijinhonoombroprorecalquepassarlonge

      Excluir
    4. SUJIRO ?
      Volta para escola.....

      Excluir
    5. Esse "Anonimo" deve ser algum dono de agência ou escola que está preocupado em deixar de continuar a ter lucro pela realidade demonstrada em seu Blog, Paulo. Parabéns. Estive em Dublin e é exatamente como vc mostra em seu texto e video. Parabéns!

      Excluir
  5. Gostei do Blog. Acho que está incomodando muita gente boba que não quer que as verdades venham a tona. Sei la. Bem, na escola diziam que a verdadeira razão que leva a corrigir os outros é a pequena sensação de controle, uma sensação vazia de superioridade. Ai só o Sig pra ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho por que defender Dublin, mas o que eu considero um nível de violência preocupante é isso aqui:
    https://www.youtube.com/results?search_query=assalto%20em%20sao%20paulo&sm=3

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo. Concordo plenamente.
      Entretanto, o fulcro do topico é: não é porque a violência é descontrolada em SP ou no Brasil que em Dublin não exista. Existe, é da forma que esta descrita. Se é preocupante ou não, para mim é indiferente. Estamos aqui de passagem, esqueceu?
      É aquela coisa: Não por ser pior no Brasil deve-se dizer que ela é inexistente por aqui. Se vc acha toleravel deixar sua bike e ao voltar ela estar arrombada, ou ser espancado por um grupo de irladeses por ser estrangeiro, tá valendo. É sua opnião. E é valida.
      Abracos.

      Excluir
    2. Estou em meu país Brasil, ha 30 anos e nunca levei borduada de graça. Se eu for pra um país pra isso, prefiro nem ir.Prefiro ficar por aqui na segurança do meu bairro onde todo mundo se conhece e tals.

      Excluir
  7. "nível de violência diverso do acostumado pelo Brasileiro". Somos acostumados com o quê? É uma besteira dizer que somos acostumados com a violência do Brasil, e Dublin parece o lugar mais perigoso.
    O que é um roubo de bicicleta, ter a carteira roubada.. Quando se encontra uma cabeça dentro de uma sacola na praça da Sé em São Paulo? Acredito que nada..
    Todo lugar acontece coisas que colocam nossa integridade em risco, mas fazer um texto real é diferente de um texto hipérbole como este.
    Até pensei.. será que esse cara mora em Dublin mesmo?! Será que ele está falando de Dublin 2 e a região do Temple Bar, que aliás, é onde eu moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. Ser espancado por ser estrangeiro numa cidade tão maravilhosa como Dublin, não é nada demais. :)

      E o que é um roubo de bicicleta né verdade? Afinal de contas: trouxa é quem foi roubado.

      Abracinhos!

      Excluir
    2. Aqui todos são bons em corrigir a escrita porém péssimos em matemática. Dublin tem 1.800.000 habitantes, a capital de São Paulo tem 18 milhões ou seja 10 vezes maior. Se dublim tem 50 mortes por ano e SP 500, poderiamos quase dizer que são bem homogêneas. O que realmente falta no brasileiro é a falta de patriotismo, ou seja, qualquer buraco é melhor que nosso país. Enquanto moram aqui votam mal, cospem e jogam lixo no chão, vazem "xixi" na rua, nao respeitam os vizinho, levam cachorro para a praia....enfim uns bostas. Juntam uma merda de dinheiro ou pedem para o papai, saem do pais para virar garçons, faxineiros e engraxates (sem preconceito) e dizem que la fora tudo é lindo e funciona...fazer o que né...

      Excluir
  8. Ou você apanhou dos knackers, ou foi roubado ou não arrumou nada na europa e teve de voltar para o Brasil.
    O que você está ganhando com isso? Querendo que menos brasileiros cheguem a Dublin?

    Acorda seu bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário eloquente, opnativo e lúcido.

      São estes comentários que fazem a gente entender que está no caminho certo.

      Ademais, para que tanta revolta, Jovem? Senta aqui, vamos conversar.

      Beijinho no S2.

      Excluir
    2. Simplesmente sem palavras para comentários de babacas que não aceitam uma verdade diversa da sua por mais escancarada que seja. Pessoal sai do Brasil mas o Brasil não sai do brasileiro.

      Excluir
  9. Típico de brasileiro mesmo um blog desse.
    Foi para a europa, está se fodendo e vem aqui chorar as pitangas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos mesmo viralatas querido. É até injusto alertar as pessoas com estas mentiras, até porque somente uma minoria é que passa maus bocados na europa não é amore?

      Fofo vc.

      Beijinhos do S2.

      Excluir
  10. Dublin uma cidade divertida?
    Esse deveria ser o título, pois palhaços como você espalhados pela cidade, certamente ela é muito divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos em número de 3. Qual de nós três você se refere, fofo?

      Abracinhos.

      Excluir
  11. E pelo visto é uma bichona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma visão - e é muito particular - de que essa caixa de comentários é como um jarro de vidro vazio, e que as suas opniões são aquilo que evidentemente vocês tem para colocar dentro.
      Não podem culpar-me por ter apenas deixado o jarro, se o conteudo é preenchido com o que vocês tem para ofertar.
      Se é essa a sua opnião, se é isso o que tem a dizer, eu respeito.
      Cada um dá o que tem.
      Abraços.

      Excluir
  12. Moro em sp e nunca tive uma arma apontada na cara, e isso por acaso significa q não acontece? Óbvio q não! Eu tive sorte!
    Acredito que seja da mesma forma para qualquer outro lugar do mundo, inclusive Dublin...afinal não existe o país das maravilhas.
    O melhor é andar precavido e atento, assim sendo esse texto exagerado ou não, vc pode evitar de dar azar!
    A informação é útil para que as pessoas não achem q tudo é festa. Se não acontecer nada disso com vc, ótimo...
    Acho os comentários aqui mto radicais. Saibam tirar do texto o que for útil pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho você está de parabéns com sua posição e ponto de vista! Gosto de ler, e não entendi algumas pessoas na minha interpretação nervosas, não entendi!
      O país das maravilhas, não existe moro em São Paulo em um lugar, que para irlandês seria o inferno, mais nunca fui molestado de forma alguma é para mim o melhor lugar do mundo.
      Gostei de sua elucidação de tudo que foi lida anônimo, show!

      Excluir
  13. Que fase você tá vivendo, hein Paulo Antunes!!

    Não acreditem nesse cara, é um frustrado ou tá querendo promover o blog dele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho eu morei lá por 20 anos!
      Amo aquele lugar, mais independente disso é verdade. Não diria para as pessoas não irem para lá. Mais diria que deve ter cuidado!
      Para falar a verdade onde é que não devemos ter, né?
      Mas uma coisa é, e não tem como negar. É verdade!

      Excluir
  14. Eu e mais 3 amigos fomos assaltado em Dublin por 2 knackers com garrafas quebradas, mas um taxista parou e nos "salvou". Fomos à Polícia e os caras não fizeram nada, nada mesmo.

    Mas de qualquer maneira, Dublin é muito mais segura que qualquer grande cidade do Brasil. Lembrem-se que Dublin é a maior cidade da Irlanda, a capital. Aqui, qualquer cidade do interior com mais de 100mil habitantes tem muito mais casos de violência que Dublin.

    Falar que Dublin é perigoso sem querer comparar com nenhuma cidade é desleal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que o Paulo Antunes disse, comparar com o Brasil desculpa mais não dá.
      Estava assistindo TV e vi uma moça da Alemanha dizer que ama o Brasil e que é o paraíso na terra.
      Em casa deitado pensei se aqui é o paraíso o inferno é aonde?!
      Acho que tudo que o Paulo Antunes quis e mostrar para os jovens adolescentes aventureiros que Dublin não é só balada.
      Qual será o comercial que o turismo faz do Brasil! Pense nisso!

      Excluir
  15. Morei em London, NY, Bogota, Medelin, Manaus, Cuiabá, Sampa, Rio de Janeiro , Barcelona e agora moro in Dublin. Aqui eu tenho medo, só falo isso.

    ResponderExcluir
  16. Realmente esse problemas c os knackers chega a irritar no dia a dia, mas .. nada de mais se compararmos com a ..
    - violencia do Rio de Janeiro https://www.youtube.com/results?search_query=assalto+no+rio,
    https://www.youtube.com/results?search_query=assassinatos+no+rio+de+janeiro

    - ou a violencia de Porto Alegre https://www.youtube.com/results?search_query=assalto+em+porto+alegre

    - ou mesmo a violencia de Belo Horizonte e Goiania, que segundo dados recentes( http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/2015/01/13/cidades-mais-perigosas/ ) estao entre as 50 cidades MAIS violentas do planeta !

    ResponderExcluir
  17. Ola. Estou fazendo uma pesquisa sobre a vida na Irlanda, nao como intercambista, mas para obter informacoes, ja que pretendo ir embora do pais que vivo no Sul da Europa, pois ha grande desemprego, altas taxas, impostos, corte de salarios e aposentadorias etc...
    Por acaso cai no seu blog e gostei, porque achei que voce conta as coisas como sao. Voce mostra o outro lado da moeda e escreve muito bem.

    Peguei entao a liberdade e gostaria de fazer 2 perguntas.
    1) Se para mim que sou Cidada Europeia, falo, leio e escrevo grego, portugues e tenho nivel B2 Intermedio de Espanhol (DELE) com diploma tenho alguma minima chance de arrumar algum servico em Dublin. Sou auxiliar de escritorio. Meu Ingles e pobre.
    2) Alem de Dublin qual cidade eu teria chance de encontrar alguma coisa e se existe alguma cidade mais barata para se viver.
    A situacao aqui no Sul da Europa esta deveras dificil. Na Irlanda e possivel que esteje um pouco melhor.

    Nao sei se voce esta a par, mas saiu no UOL 03/09/2015 saiu uma reportagem sobre
    BRASILEIROS RELATAM CASOS DE AGRESSOES E OFENSAS NA IRLANDA
    Colaboracao para Uol de Flavio Carneiro. Dublin

    Vou parando por aqui com um abraco
    Krisry

    ResponderExcluir
  18. O que eu percebo aqui são duas classes de bandidos. A dos Irlandeses e a dos estrangeiros.
    Os knackers que são os trombadinhas de luxo daqui, é como se fosse uma mistura de bolsa família + torcedores de futebol.
    E uma máfia Brasileira, de gente que tá aqui há muito tempo, sabe como as coisas funcionam e burlam as leis e se aproveitam da galerinha de intercâmbio. Eu sinto isso. com certeza estão envolvidos com algumas dessas escolas por aqui. Estou decepcionada com esta cidade. O povo Irlandês de bem é educado e te trata com respeito, mesmo que alguns deles vejam a gente como a gente vê os Bolivianos no Brasil, se é que me entendem. Passei meses em outro país da Europa e me sentia livre e em paz. me arrependi amargamente de vir pra cá. Já estou planejando a minha saída daqui.

    ResponderExcluir
  19. Paulo, seu texto foi muito bom. Não se deixe desanimar por esses comentários tolos e irracionais. Quem escreveu isso provavelmente deve ser dono de uma agência de intercâmbio e está preocupado com o decréscimo no número de intercambistas. Tudo que vc escreveu é verdadeiro. Knackers são uma realidade em Dublin. Agora o povo irlandês é maravilhoso. Porém knackers existem e podem infernizar a vida de alguém. Considero sim o que eles fazem um tipo de violência (e brutal!). Obrigado pelo seu texto e por ter tido a coragem de expor o tema. E a GARDA não faz nada mesmo.
    Sugestão: apague os comentários desses "knackers" brasileiros, hehehehe, pois lixo a gente joga no lixo! Abraços

    ResponderExcluir
  20. Contra fatos não há argumentos. Veja as reportagens que postei abaixo e tirem suas próprias conclusões. Cuidado com os Knackers, galera!! O pior é que o governo faz é passar a mão na cabeça deles em vez de adotar políticas pra mudar essa situação. Gente, eles atiram pedras, ovos, laranjas nas pessoas. Há casos de esfaqueamento, espancamento. Fora a agressão verbal. Muito cuidado. Há zonas em que eles se concentram, mas podem estar em qualquer lugar. Já vi vários relatos.
    Vou deixar abaixo alguns links aqui de reportagens falando disso.

    Reportagem do UOL:
    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/09/03/agressoes-e-ofensas-brasileiros-relatam-casos-de-xenofobia-na-irlanda.htm

    Brasileiro que foi esfaqueado:
    http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/brazilian-teen-serious-condition-following-6423991

    Brasileiro atacado no St. Patrick's Day que levou chute na cara (veja o vídeo):
    http://www.independent.ie/irish-news/courts/youths-guilty-of-vicious-attack-on-student-on-st-patricks-day-given-a-chance-to-avoid-criminal-records-30923979.html

    Homem atacado no Temple Bar correndo risco de vida:
    http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/crime/man-fighting-life-after-serious-6422046

    Casal alemão atacado por Knackers:
    http://www.independent.ie/irish-news/german-couple-attacked-by-ten-youths-paddys-day-for-not-having-cigarette-lighter-30113710.html

    ResponderExcluir
  21. Realmente Dublin é super segura! Pq ser espancado na Irlanda é chique e não dói né? Uns fofos os knackers.

    ResponderExcluir
  22. Esse blog so tem verdades. Tenho um mês de intercambio em Dublin e o lugar está longe de ser o que as agências vendem.
    Para aprender inglês era melhor e mais barato continuar pagando a Cultura Inglesa.

    ResponderExcluir