A realidade das escolas: ISI - English Language School

  • 35

Como prometemos há tempos, seguimos com nosso objetivo de mostrar ao futuro intercambista uma visão real e sem mercantilismos do que este realmente encontrará quando - e se decidir - chegar na cidade.

São informações vitais, das quais nenhuma agência de viagem deixará trasparecer ou sequer aventarão sob o risco de perderem o caminho de negociação já aberto com a possivel vítima cliente.

Você estudaria num galpão de uma feira? Ainda que a estrutura pareca impecável e tudo mais? Pois é exatamente no galpão de uma feira na região cerealista de Dublin que está localizada a escola ISI.

Nenhum de nós blogueiros estudamos nesta escola quando faziamos aqui nossos cursos de Ingles como segunda língua. A razão desta postagem é apenas mostrar a estrutura externa do negócio, em comparação ao marketing feito pela escola para tentar florear e esconder ao máximo esta condição, para não assustar o futuro aluno.

A ISI funciona em Dublin 7, seguindo pela linha do LUAS, cruzando a Capel St. no sentido Four Courts. Não fosse por uma placa parcialmente vandalizada disposta na esquina do beco (isso mesmo, a escola funciona num beco) jamais se perceberia que ali, naquele lugar inóspito, funciona uma escola de Ingles!

Reafirmamos: sobre a qualidade de ensino da escola não podemos emitir opinião. Contudo, fica dificil crer que naquela região degradada funcione uma escola de excelência, referência em ensino como seus vendedores apregoam.

O valor do curso de Inglês para 25 semanas porém é de primeira linha: 2300 euros (cotação de Abril de 2015).

Neste sentido, parece que está se vendendo gato como se fora lebre.


* por Carlos Schumann.

Mais Imagens:




35 comentários:

  1. Ola, gostaria de contribuir com o blog.
    Existem muitas verdades que sao ocultas em beneficio dos vendedores de curso, escolas, gente acomodada e da comunidade brasileira que vem para ca e não procura uma reforma pessoal, continuam fazendo merda para com o proximo, embebidos em egoismo. Tenho alguns considerações a fazer em relação a algumas escolas e com relação a questão de locações, não postarei anonimo, chega de tanto clichê nesses blogs mais do mesmo que destoam da realidade.
    Parabens pelo blog, coerente, sensacional!
    P.S: Abra a linha de contato pelo e-mail. (hebertfallen@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Vou para Dublin domingo dia 23-08, é bom ler este blog e ver que nem tudo são flores, ja nao estava esperando moleza, agora então... foco no ingles e fazer as coisas certas, jeitinho brasileiro não mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe aqui quando possivel as suas experiências, Cleber.

      Excluir
  3. Então cara você é o típico reclamão que não larga a teta. Em todos países que vendem intercâmbio existem problemas. Li um texto seu que dava exemplo de alguém que foi com 3500 euros e voltou com 12000 euros, então li outro texto que dizia que não há empregos..? Acho que ambos estão errados os blogs que floreiam a vida na Irlanda, mas também aqueles que só falam coisas ruins. Eu vou para a irlanda ano que vem e acompanho alguns youtubers ESTUDANTES que estão lá ralando para aprender inglês e conseguir uma graninha para não sair no preju (já que nosso querido real é tão desvalorizado) e todo mundo compartilha as suas dificuldades para conseguir emprego, com o inglês e com a vida em outro país. Então acredito que quem faz o intercâmbio é o estudante! Espero sinceramente que você veja as coisas de uma forma mais positiva e como sugestão acho que você deveria usar uma linguagem menos formal nos teus textos, que são sim muito bem escritos, mas são um pouco cansativos pelo vocabulário rebuscado.
    Abçs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex, se o amigo encontrar em meus textos e nos textos dos colegas algum parágrafo em que eu estou reclamando particularmente de algo, faça favor de ressaltar.

      Você ainda sequer saiu do Brasil e pela sua postagem já está com a mesma mentalidade da maioria esmagadora de Brasileiros que aqui chegam. "Fazer uma graninha para não sair no preju". Qual o seu objetivo, amigo: Aprender inglês, ser um estudante intercambista ou um migrante em busca de um emprego subalterno para pagar o intercambio que está fazendo? Porque se for a segunda opção eu te oriento a modificá-la, pois você pode ter um dissabor enorme.

      Amigo, eu classifico estes "estudantes" youtubers como comerciantes. Eles estão vendendo as ideias deles. Enquanto alguns estão empunhando vassouras e mops, equilibrando bandejas em bares ou limpando privadas em casas de família, outros estao realmente estudando. Preocupados apenas e tão somente em fazer o que era para ser feito: Estudar, ir as aulas, frequentar atividades extras que toda escola da mais chinfra a mais classuda tem (ou ao menos deveria). Ler jornais, fazer exercicios, sair e conversar com as pessoas nas ruas.

      Quanto a estes Youtubers, eles estão ganhando o deles. Eles são pagos para isso mesmo: Para convencer você de que eu e meus companheiros de blog somos trouxas que não largamos a teta. E pelo visto, com você já conseguiram.

      Acho, com todo respeito, que o problema nosso é estes mesmo. Procuramos facilidades. Se o nível na universidade esta dificil a culpa é da universidade que exige demais, ela deveria ser mais fácil. Se um banco não tem empresta dinheiro, a culpa é do banco pois ele deveria ser mais fácil. Se o texto do blog é formal ele que fique mais fácil para que eu leia. Afinal, a tese é a de que os meios devem se adaptar a nós e não nós a eles.

      Não entenda mal. Não é nada pessoal.

      O amigo ainda está no Brasil. Tenha paciência. Sua hora de residir aqui chegará.

      Só não diga que ninguém o avisou...

      Excluir
    2. Tanto é assim que a maioria desses youtubers possuem "agências". Dou exemplos: Mario na Europa, Casal em Dublin, dentre outros.

      Excluir
  4. Paulo, li três postagens suas a achei tudo muito útil. Porém em todas elas você escreve de uma maneira muito negativa, como se quisesse desestimular a pessoas que querem ir para a Irlanda. Isso dá até a impressão de que ninguém mais vai conseguir fazer o intercâmbio com tranquilidade, só você que é bom.

    ResponderExcluir
  5. Só li verdades nesse blog.
    Quem ainda nao chegou na Irlanda e acha o linguajar pesado, os artigos desestimulantes, OK.
    Só nos deixem saber vossas opiniões quando completarem 3 ou 4 meses neste país.
    Parem de se iludir, galera!
    Vida fácil é só a de aposentados, E OLHE LÁÁÁÁÁÁ.

    ResponderExcluir
  6. Só li verdades nesse blog.
    Quem ainda nao chegou na Irlanda e acha o linguajar pesado, os artigos desestimulantes, OK.
    Só nos deixem saber vossas opiniões quando completarem 3 ou 4 meses neste país.
    Parem de se iludir, galera!
    Vida fácil é só a de aposentados, E OLHE LÁÁÁÁÁÁ.

    ResponderExcluir
  7. Saudades dos textos derrotistas e comentários mimizentos da brazucada que vai pra lá achando que vai se dar apenas com o "jeitinho brasileiro" (ou brazillian way of life/doing things).

    ResponderExcluir
  8. O q me diz da ELA (English Language Academy)? Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  9. Acho esplêndido o trabalho deste blog. Não sou rico mas vendi meu carro e estava certo em ir pra Irlanda. Ja estou repensando o destino! Minha nova estratégia: Quanto mais caro for o destino, menor seria a quantidade de brasileiros ? Estarei possívelmente certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na Austrália tb tem muito Brasileiro, minha prima foi para lá em setembro, mês que vem vai fazer um ano, ela estudou na kaplan e disse que de 10 alunos 7 eram brasieliros, ela estava em Sydney, Manly beach. morou com duas brasieliras e uma japonesa. ela disse que não tem como correr muito, o negócio é vc estudar mesmo, mas se quiser um lugar que não tenha ninguém falando a sua lingua entõa procure um lugar não obvio, ela me falou de um amigo dela que foi pro Canadá, mas foi pra uma cidade que ninguém costuma escolher, tipo, a maioria escolhe vancouver e toronto, ele foi pra uma completamente diferente e lá não tinha uma pessoa que falasse português, ela disse que em 6 meses ele conseguiu aprender inglês. em 6 meses ele estava falando. eu acredito nisso tb, acho que se voc~e estiver em um lugar em que vc fala inglês ou vc fala inglês e não tem outra opção , isso ajuda mais.

      Excluir
  10. Acho esplêndido o trabalho deste blog. Não sou rico mas vendi meu carro e estava certo em ir pra Irlanda. Ja estou repensando o destino! Minha nova estratégia: Quanto mais caro for o destino, menor seria a quantidade de brasileiros ? Estarei possívelmente certo?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Paulo,
    Seus posts têm sido esclarecedor. Só confirmaram minhas suspeitas.
    Creio sim que é possível ainda tirar proveito do "intercâmbio" na Irlanda mantendo o foco em estudar e não praticando "jeitinho brasileiro".
    Fico no aguardo para saber quais as escolas mais distantes do Centro (a que vc estudou) e quais vc recomendaria.

    ResponderExcluir
  14. Esse blog é uma comédia!!! kkkkk
    Adoro!!! Obrigado por ter a coragem de denunciar os perigos de Dublin, coisa que a maioria (máfia) não faz!
    E voltem com o blog!!! Não se deixem desanimar!!! Eu aprendi muito com este blog, de verdade! :D

    ResponderExcluir
  15. Paulo, fechei um intercambio para estudar na ISI em janeiro. Vou ficar um mês. Estou um pouco com medo agora que li seu post kkk. Sabe mais sobre a procedência dessa escola?

    ResponderExcluir
  16. Paulo, fechei um intercambio para estudar na ISI em janeiro. Vou ficar um mês. Estou um pouco com medo agora que li seu post kkk. Sabe mais sobre a procedência dessa escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudei nesta escola, e ela é muito melhor do que várias outras em que amigos meus estudaram, inclusive a estrutura dela é excelente, acho válido antes de escrever um texto, pesquisarem sobre pessoas que tenham estudado no mesmo local, e não apenas pegar fotos externas para polemizar. Me poupe, que sensacionalismo...

      Excluir
    2. a escola é ótima, os professores sensacionais, criam vários eventos para enturmar os estudantes, dão apoio e levam o aprendizado muito a sério, essas fotos que ele tirou nem são da escola em si, são dos prédios ao redor, ela tem uma estrutura bem antiga, com paredes em madeira, mas é muito segura e a arquitetura é espetacular.

      Excluir
    3. desculpa as paredes são de pedras, errei no meu comentário, mas enfim, não fique preocupada com apenas um texto incompleto desta pessoa que claramente nunca nem entrou nesta escola :*

      Excluir
    4. Não tenha medo, tu vai se encantar com a escola!!!!

      Excluir
  17. Alguem sabe sobre a escola Delfin?

    ResponderExcluir
  18. Não entendi a intenção do post. O que implica o local da escola no desempenho da mesma? O prédio por dentro é lindo, moderno e muito bem estruturado. A escola recebeu recentemente o o prêmio de melhor escola da Europa pela study travel, enfim.. post totalmente desnecessário e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  19. As escolas são tão velhas e tão zoadas, que todo mês tem treinamento de incêndio porque o risco da eletricidade pegar fogo é grande... as escolas aqui estão caindo aos pedaços, essa é a real ... E os professores aqui são lamentáveis de ruins, com alguma exceção de 1 ou 2 que se salvam... Professores que vai dar aula bêbado, professores que destratam estrangeiros, tem de tudo e para todos os gostos. Afinal infelizmente acho que algumas coisas na vida a qualidade tá aliada com o quanto você quer gastar... acredito que se tivesse escolhido outro destino talvez seria melhor... Mas também não dá pra tirar meu mérito, em 5 meses de curso falo muito mais que galera de upper intermediário daqui mas isso foi iniciativa própria de estudar e não optar por ter mil empregos que nem o povo daqui. Não sou rica, mas tenho condições e isso com certeza ajudou que eu aprendesse, afinal eu não trabalho aqui e nem quero trabalhar nesses empregos horríveis que tem aqui, só trabalho se for na minha área.

    ResponderExcluir
  20. Sem dúvidas a melhor escola de Dublin, e mais uma vez em 2016 foi eleita a melhor escola da Europa - sim, da Europa. Estrutura muito boa, sala muito bem iluminadas, equipamentos e material muito bom e sem falar na lanchonete rs.
    Professores e funcionários muito educados e o conteúdo e didática do professores é excelente, puxam muito a fala, muito mesmo e todos os dias tem exercícios e deveres de casa. A escola fica bem no centro e a respeito das paredes pichadas, isso não tem mais. Então pessoal, eu SUPER RECOMENDO a escola não só por essas qualidades mas sim pelo ensino e aprendizado diferenciado.

    ResponderExcluir
  21. Saudações! Sob esta ótica, e na condição de futuro intercambista, acredito que um ponto de vista como este deva ser analisado... porém, qual escola indicaria?

    ResponderExcluir
  22. Grande problema de "blogueiro amador" é colocar impressão pessoal em tudo! Antes de julgar o trabalho de consultor de intercambio, estude sobre a história do país e a sua estrutura. A ilha tem sido habitada há cerca de mil anos. a mil anos atras você consegue imaginar como começaram ser realizadas as primeiras habitações de uma país? Vielas e becos são caracteriscas de cidades povoadas a centanas de anos atras e essas estruturas são patrimônio material da cidade e não podem ser mexidas e descaracterizadas. O grande problema de brasileiro que sai do país com a cabeça fechada é esperar um país de primeiro mundo e que vai encontrar megaestrutura como se vê em filmes. Mas a grande verdade é que a estrutura, sobretudo na região historica e central das cidades, é antiga e sofre ação do tempo. O Mais legal da escola, e de Dublin no geral ( e eu diria até que isso é uma caracteristica de países que valorizam seu patromônio material e imaterial, diferente do brasil), é que eles conseguem preservar a estrutura e aproveitar os pequenos espeços e ambientes para fazer estruturas incriveis como a escola. A escola, além do ensino de quelidade, soube fazer mudanças sutis sem mexer na estrutura e sem danificar o patrimonio. Eles criaram uma estrutura confortavel e super descolada para os alunos. Esse é um dos grandes desafios para nós brasileiros, valorizar o patriminio do país, com isso imagino ser muito facil julgar um país com quase mil anos de histria e dizer que quem está fazendo errado é o consultor. Nem os habitantes da irlanda enxergam esse mesmo lugar da maneira que você descreu, pois aquela região não é de forma nenhuma marginalizada. Nossa maneira de ver as coisas está mais ligado a nossa bagem de vida e conhecimento sobre, julgar o trabalho de alguem é muito facil quando se enxerga as coisas da maneira que se quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luiza esse texto é de 2015 vc ta respondendo em 2019. Vc está em dublin atualmente? conhece a escola? recomenda alguma? abç

      Excluir