A Real de Dublin: Atualmente é dificil conseguir uma acomodação.

  • 0
Não basta ter dinheiro, tem que ter paciência para conseguir um lugar para ficar. Muita gente cai na furada de vir para Dublin com acomodação para uma ou duas semanas, sob a otica de que aqui chegando, tudo será fácil. Ledo engano. Muitos acabam indo morar em Hostels por ter chegado ao fim o periodo de acomodação de host family.

Atualmente com a crise no setor bancario e imobiliario europeu, os Mortgages - o que chamamos no Brasil de financiamento - estão mais dificeis para os Irlandeses. O AIB por exemplo, recusa 3 de cada 4 aplicações para financiamento. O resultado disto é que mais e mais Irlandeses estão preferindo alugar imóveis do que simplismente comprá-los. Para nós, a matemática perversa da economia não perdoa: Quanto maior a procura do que a oferta, maior ficam os preços.

Pior ainda: Mesmo que você tenha dinheiro para pagar o aluguel, provavelmente você não vai conseguir alugar um imóvel só para você pois os Landlords pedem referências irlandesas - profissionais e pessoais. A lógica é simples: Como você pagará o aluguel se você não tem emprego e nem sequer residência fixa no país? E ai, a unica solução é que você procure um lugar para dividir com alguem que já divida este imóvel com outras pessoas. Não tem jeito. Sim: É mais barato, mas mesmo assim seu bolso vai doer. Quem tem a vaga, cobra o que quer, e se você não pagar, outro vem e paga. Simples assim.

Costumeiramente os imoveis são pequenos e especialmente os que ficam proximos ao centro, são sucateados. Você será submetido a entrevistas - pasmem - como se você estivesse aplicando para um emprego. E dê graças a Deus se te aprovarem - mesmo que seja um lugar escuro, cheio de mofo ou super apertado ou barulhento. 

Arrumar um lugar para alugar em Dublin - com a escassez de imoveis e a continua chegada de estrangeiros cada vez mais frequente - é uma atividade que demandará paciência, perseverança e gastos fora do orçamento. Calcule que em média você demorará cerca de 45 a 60 dias para arrumar um lugar para dividir permanentemente. E isso se você tiver foco e determinação. Portanto: Não venham com acomodação para PELO MENOS UM MÊS de estadia, pois a surpresa é certamente amarga e desagradável.

Por fim, muito cuidado com os sites de alugueis de imóveis. Principalmente o Daft, o Myhome e o Rent. É muito comum que Scammers - piratas virtuais - postem oportunidades de imóveis maravilhosos e abaixo do preço de mercado - que é alto: Entre 550 a 700 euros para dividir um imóvel - e que tenham em você a vitima perfeita. Agem de duas formas: Na primeira eles postam o ununcio bonitinho la, você clica e comeca a interagir com você. Te dizem que são os donos do imovel e que são estrangeiros - e. g. Alemães, Holandeses - e que moram fora do país a trabalho. Que você alugará o imovel só para você porque ele passa a maior parte do tempo fora e que uma imobiliaria entrará em contato contigo para acertar tudo. Eu mesmo quase cai numa dessas e conheço gente que caiu bonitinho. Deem uma olhada no seguinte link e vocês verão como é que esse golpe funciona: http://www.daft.ie/content/safetyonline.daft

A cereja do bolo fica por conta daqueles que vem em pares, os conhecidos CASAIS. Esses vão comer o pão que o diabo amassou para arrumar um lugar para morar. Foi o meu caso, que vim acompanhando a minha esposa. Simplismente grande parte dos lugares NÃO ACEITAM CASAIS. Depois de muito penar acabei descobrindo que é basicamente por dois motivos: 1 - Casais tendem a brigar e terem sua propria rotina, o que incomoda aos que dentro do imovel convivem e 2 - Duas pessoas gastam mais energia do que apenas uma, ocupam dois espaços que podem ser alugados para DUAS pessoas, o que torna uma desvantagem para quem aluga.   

O outro detalhe desgradavel é o cuidado que as meninas devem ter quando buscarem uma vaga. Tenho uma colega Francesa que passou maus bocados numa entrevista em que queria um "share". As perguntas englobavam vários aspectos como por exemplo: se ela se incomodava em dividir a cama com rapazes, ou se ela se incomodava em andar nua pela casa. Obviamente que essa entrevista não chegou a ter sucesso, mas tem disso também aqui.

Proxima postagem o assunto será: EMPREGO. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário